quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ANGIE MOUDEN LÍDER DO CIRCUITO MUNDIAL


Artigo original Globalsurfski

A jovem talento francesa (21 anos) chegou ao primeiro lugar do ranking mundial feminino da Oceanpaddler World Series depois da BREIZH OCEAN RACE em França no mês passado. Também está no 9º lugar da geral (masculino e feminino) o que é impressionante. A Angie nasceu e cresceu em Brest na Bretanha. Tem feito muitas provas este ano e participou em 6 regatas da Oceanpaddler Worlds Series. A próxima é a Steelcase Dragon Run em Hong Kong. A Angie foi muito simpática e aceitou responder a algumas perguntas, durante a sua preparação para a regata.

Angie a treinar em Villajoyosa - Eurochallenge 2012

PARABÉNS PELO PRIMEIRO LUGAR NO RANKING MUNDIAL. COMO TE SENTES?
Muito obrigado! É um pouco estranho porque eu não queria estar nesta posição. O que realmente queria era competir contra as melhores mulheres, como por exemplo Ruth Highman (AUS), Alexa Cole (RSA), Michele Eray (RSA), Jenna Hawkey (GBR) e Chloé Bunnet (GBR). A maior parte delas são mais fortes do que eu mas estou orgulhosa por poder competir com elas. Ser a número 1 do ranking não significa muito porque para mim é mais importante, competir contra elas.

HÁ QUANTO TEMPO PRATICAS CANOAGEM?
Comecei há cerca de 6-7 anos. Tenho remado sempre no mar. Brest é uma cidade costeira. No princípio praticava principalmente kayak de mar e águas bravas e não o surfski porque não tínhamos muito surfskis quando eu comecei a remar. Tenho o meu surfski desde 2009. Em França, quando somos crianças, temos de praticar pelo menos duas disciplinas mas era muito difícil manter-me nas águas bravas mesmo adorando essa disciplina. Os rios ficam muito longe da minha casa. Estou a planear competir em algumas provas de velocidade depois do Campeonato do Mundo em Julho do próximo ano [Portugal] porque também tenho muito que aprender com essa disciplina!

O QUE TREINAS? COMO É UMA SEMANA NORMAL DE TREINO PARA TI?
Vou para a água, quase todos os dias. Adoro remar mesmo no frio do Inverno aqui. Ainda tenho muito para aprender sobre treino e sinto que posso desenvolver muito as minhas capacidades (É por isso que vou para a África do Sul em Dezembro. Para correr e treinar com os melhores!). Numa semana normal treino bastante mas tenho sempre pelo menos 1 dia descanso e não faço múltiplas sessões ao dia. Estou na água a maior parte do tempo mas também faço treino cardiovascular. Aos fins-de-semana tento competir porque acho que é o melhor treino para mim.

                                                  Angie na Breizh Ocean Race 2012

O QUE FAZES DE TREINO CARDIOVASCULAR?
Como cardiovascular faço alguma corrida. Também ando muito de bicicleta e de momento tenho o meu carro avariado por isso vou para todo o lado de bicicleta e adoro isso. Não é bem treino mas acho que ajuda. Nado muito (adoro água) e costumava fazer algum treino de ginásio durante o Inverno. Este ano ainda não comecei e não sei se o farei este Inverno ou talvez faça só body workout [sem pesos].

QUAL O MELHOR CONSELHO QUE PODES DAR A ALGUÉM QUE QUER SER MAIS RÁPIDO?
Que se divirtam quando treinam! Brinquem nas ondas o máximo possível e quando está flat pensem que vos vai ajudar a melhorar. Treinem tanto quanto gostam deste desporto.

TENS COMPETIDO E VIAJADO MUITO. QUAIS OS MELHORES LOCAIS PARA REMAR?
Definitivamente a África do Sul mas também a Austrália. Há tantas pessoas para treinar connosco! É isso que eu procuro! Em França existem bastantes atletas de surfski mas estão espalhados pelo país e por isso treinamos a maior parte do tempo sozinhos. Eu tenho sorte pouco pertenço a um grande clube, por isso, a maior parte das vezes tenho companhia para treinar, mesmo treinando bastante sozinha. Acho que seria ótimo se tivéssemos tantos canoístas aqui como nesses países [RSA e AUS]! Também acho que a Bretanha (locais como Portsall, Quiberon, Landeda & Etel) é um dos melhores locais para treinar (não pelo frio…). Na Bretanha há muitas ondas, tempestades, locais muito técnicos, swell e ondas de vento. Tenho aprendido muito aqui por isso acho que é um ótimo local mas ainda não temos tantos praticantes como os outros países.

NA MAIOR DAS REGATAS HÁ POUCAS MULHERES. PORQUE ACHAS QUE SÃO TÃO POUCAS? COMO PODEMOS AUMENTAR O NÚMERO DE ATLETAS FEMININAS?
Não sei porque somos tão poucas! Adoraria encontrar todas as mulheres numa só regata! É um sonho que eu tenho. Eu sou estudante e por isso tenho tempo disponível e consigo planear o meu tempo livre para me dedicar à minha paixão. Talvez as outras tenham outras coisas para fazer ou outras responsabilidades que eu não tenho?
Tenho-me perguntado muitas vezes o que podemos fazer para aumentar o interesse das mulheres mas não tenho uma resposta. Quando regresso de uma regata a primeira coisa que penso é em voltar a competir porque eu adoro isto! E adoro especialmente as regatas em downwind porque as provas técnicas são as melhores para as mulheres. Nunca serei tão forte como um homem mas tenho uma técnica muito boa nas ondas, por isso tento ganhar-lhes em condições muito técnicas. Regatas contra o vento são muito duras para mim e não são muito divertidas. Mas isso faz parte do surfski! Por isso quando tempos downwind e ondas, fico muito feliz. Talvez as mulheres precisem de se sentir felizes… Não sei!



QUEM É A TUA MAIOR RIVAL?
Como eu disse no início existem várias atletas de topo e eu tenho um profundo respeito por elas e não quero dizer que são minhas rivais. Eu adoro competir contra elas. E se eu puder, competir e aprender com elas em simultâneo… Que mais posso pedir?!

COMPETISTE EM 6 REGATAS ATÉ AGORA E VAIS COMPETIR EM HONG KONG NA PRÓXIMA SEMANA. TENS PLANEADAS MAIS REGATAS PARA ESTE INVERNO?

Sim, vou estar na Cidade do Cabo em Dezembro! É um sonho tornado realidade! Vou lá ficar pelo menos 4 meses e vou ver que regatas têm por lá. Treinar por lá e conhecer pessoas vai ser fantástico. Eu adoro isso.

MUITO OBRIGADO ANGIE PELA DISPONIBILIDADE! BOA SORTE E BOA PROVA EM HONG KONG!

Sem comentários:

Enviar um comentário