sábado, 9 de março de 2013

PREPARAÇÃO & TÁTICA DE PROVA - SEAN RICE & GRANT VAN DER WALT

Original da North Coast Kayaks

Grant Van Der Walt - Durban 2013 - Team Best 4 - Foto de Anthony Grote/ Gameplan Media

Por vezes os pormenores fazem toda a diferença. Geralmente antes de uma prova a preocupação do atleta é melhorar a forma física e aumentar a velocidade. Pode fazer uma grande diferança se nos preocuparmos com pequenos detalhes como a afinação do material ou a nutrição.

Afinar os cabos de leme, escolher uma boa bebida hidratante, ajustar o treino. Ter tudo isto tratado permite-te concentrar e desfrutar da prova. Não gostamos de no dia da prova estar em excesso de treino ou ter algum problema com o equipamento.

O Sean Rice e o Grant Van Der Walt têm muitas provas no currículo. Como canoístas internacionais, os atletas sul-africanos afinaram a sua preparação e treino ao longo de anos de alta competição. Eles partilharam algumas das suas rotinas e conselhos na preparação e na estratégia de prova.

ANTES DA PROVA

North Coast: Ajustas o treino antes da prova?

Grant: Sim, mantenho o mesmo número de treino mas faço menos séries e aumento o tempo de descanso entre as séries.

Sean: Não ajusto para todas as provas. Eu tenho provas quase todos os fds por isso tinha sempre de descansar durante a semana. Agora que penso nisso, até era bom.. talvez eu tenha de começar a ajustar? (ah ah) Com tantas provas no meu planeamento, algumas fazem apenas parte de um ciclo maior de treino.

NC: Que tipo de verificações fazes ao equipamento antes de uma prova?

Grant: Antes da prova verifico tudo, o barco a pagaia e até o tubo da bebida para ter a certeza que tudo está a funcionar a 100%.

Sean: Se passares tempo suficiente no surfski ficas com uma ideia do que pode correr mal. Eu sugiro que cries o hábito de, de duas em duas semanas, fazeres uma pequena inspecção de 2 minutos ao leme, pedais e aos cabos. NUNCA utilizes equipamento na prova que não tenhas testado antes… NUNCA! Acredita no que estou a dizer!

NC: O que costumas comer na noite antes da prova?

Grant: Pelos conselhos que fui recebendo de vários nutricionistas e devido às especificidades da nossa modalidade, sempre me disseram que tudo o que comemos, até 6 horas antes da prova, ultrapassa a capacidade de nos dar algum aumento nutricional. Por isso não sou muito rigoroso com o que como na noite anterior. Tento apenas ter o cuidado de comer o que gosto e evitar alguma coisa mais pesada que me afecte o descanso.

Sean: Não tenho nenhuma comida preferida mas evito coisas pesadas [digestão lenta] tipo pizza ou muita carne.

NC: Outras rotinas ou superstições?

Grant: Remo sempre no dia antes da prova porque é a última oportunidade para verificar que tudo está a funcionar e ajuda a relaxar os músculos para a prova.

Sean: Nunca vistas a t-shirt da prova antes de terminares a prova. Achamos que dá azar, ah ah!



Sean Rice – 2012 US Surfski Championships -Foto de Patrick Campbell, San Francisco 2012
 
DIA DA PROVA

NC: Qual o teu pequeno almoço no dia da prova?

Grant: Se a prova for de manhã costumo comer Jungle Oats com banana e mel ou cerais da FutureLife. Se a prova for de tarde, opto por um pequeno-almoço mais reforçado (bacon com ovos é o meu preferido) e um almoço mais leve.

Sean: Eu gosto de me alimentar com café e tostas com manteiga de amendoim!

NC: Qual é a tua rotina de aquecimento e alongamento?

Grant: Tento ir para a água 20 minutos antes da prova e depois faço algumas séries curtas mas nada muito forte porque isso vou ter de fazer logo no início da prova.

Sean: Eu tenho a minha rotina que me ajuda a concentrar na competição mas é sempre boa ideia tentar ir para a água pelo menos 10 minutos antes da prova para conseguires aquecer um pouco.

NC: Tens alguma estratégia de prova preferida? Gostas de sair logo na frente ou preferes avaliar os adversários antes de atacar?

Grant: Depende de como me estiver a sentir no dia da prova e durante o aquecimento. Uma coisa é certa, eu não quero perder o grupo da frente, por isso, sempre que consigo vou no grupo da frente.

Sean: Cada prova tem a sua estratégia mas há semelhanças em todas. De um modo geral arranco ao máximo e depois vou ajustando a estratégia. É aí que a experiência e concentração fazem a diferença.

NC: Que bebida usas durante a prova (no barco)?

Grant: Gosto de bebidas simples e saborosas porque não há nada pior que estares exausto e teres de beber alguma coisa com sabor sintético. Uso Coca-Cola com água e um gel de energia a cada 30 minutos.

Sean: Não costumo beber muito por isso, para a maior parte das provas, basta-me 1 litro de água ou uma mistura leve de pó hidratante. Dependendo do calor e distância consumo mais e também alguns gel para provas mais longas.

DEPOIS DA PROVA

NC: Tens alguma bebida e/ou comida para depois da prova?

Grant: Gosto de beber um batido de chocolate Super-M/choc assim que possível. E comer também uma refeição decente assim que possível, especialmente em provas de etapas.

Sean: Leite com chocolate e depois comer alguma coisa leve!

NC: Costumas ter 1 ou 2 dias de descanso depois da prova?

Grant: Depende da prova, do local e da viagem. Tento fazer um treino de recuperação no dia seguinte. Calmo e só 1 hora para ver as vistas e relaxar os músculos.

Sean: Pelo menos 1 dias depois das grandes competições – o dia de descanso é o melhor!

NC: Tens mais algum hábito ou rotina pós-prova?

Grant: Divertir-me e conviver com o pessoal na entrega de prémios e na festa!

Sean: A festa pós-prova também conta?

Sem comentários:

Enviar um comentário