sábado, 7 de julho de 2012

INICIAÇÃO AO SURFSKI – EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA


Para além do equipamento essencial que já falámos aqui, consoante a distância que vamos fazer, o local e as condições do tempo e do mar, devemos utilizar mais equipamento que garanta uma utilização segura do surfski.

Das conversas que vou tendo com o pessoal que anda de surfski, por vezes aparece sempre um céptico que acha que é equipamento a mais e que não é necessário. Eu fui um dos cépticos durante algum tempo mas depois de passarmos por alguns “apertos” chegamos à conclusão que não é necessário correr riscos.

No surfski nós queremos ondas criadas pelo vento e para isso temos de nos afastar da costa. Estando a remar ao largo ficamos mais vulneráveis do que se estivermos num estuário ou a remar junto à praia. Imaginem que partem um cabo de leme ou a pagaia e estão sozinhos a 2 km da costa, com vento offshore (de terra para o mar). Em menos de 1 hora o vento leva-nos para muito longe da costa. Não custa nada.

Telemóvel:

Levar o telemóvel dentro de uma bolsa estanque. No dia em que estiverem em apuros vão ver que telemóvel é essencial. Não se esqueçam de ir às definições do telemóvel (ANTES de ir para a água) e por em modo “altifalante” e de saber para quem vão ligar em caso de emergência. Um amigo que esteja em terra ou que faça parte do grupo que está convosco na água ou o piquete da Polícia Marítima.

Bolsa estanque

Flares ou Facho Sinalizador:

Os flares são sinais visuais de socorro utilizados no mar, qualquer embarcação que navegue fora das barras deve ter sempre 2 fachos de mão. A Polícia Marítima é bastante condescendente em relação a isto porque normalmente o pessoal anda junto à costa mas quando andamos ao largo o que é frequente nas sessões de downwind não devemos prescindir de equipamentos de salvamento e sobrevivência que envolvam alerta e sinalização e devemos ter um no surfski. Ao accionar eles produzem uma queima emitindo luz encarnada brilhante visível a grande distância, durante cerca de 1 minuto.
Não pesam nada, colocam no vosso colete e até se esquecem que lá está.
Roupa:

No surfski, por ser um kayak sit-on-top, ficamos muito expostos. É importante termos equipamento adequado para nos proteger do frio e o calor.

Para o frio e vento é bom um fato de neopreno com alças. Protege-te as pernas e o tronco do frio e não te restringe o movimento de remada. Existem boas opções na Decathlon a preços acessíveis.
Para o sol e calor umas calças e camisolas de Lycra são suficientes. Claro que queremos sempre aproveitar para nos bronzear, o que é justo, mas tenham cuidado se forem remar muitas horas, especialmente com muito calor e vento porque o sol rebenta com a pele. Não se esqueçam que as queimaduras de sol são passageiras mas os seus efeitos a longo prazo não são porque a pele não esquece os escaldões que sofre ao longo da vida.

Hidratação:

Sobre os benefícios de uma boa hidratação podem ler aqui neste site e não consigo acrescentar mais nada, apenas reforçar que é importante levarmos sempre água ou outro líquido hidratante.
A melhor forma de levar a água é numa  bolsa tipo Camelback. Podem colocar a bolsa de água no colete e o tubo preso na alça para evitar terem de parar de remar cada vez que bebem água. Também podem fixar a bolsa de água ao surfski, nos elásticos atrás ou à frente do finca-pés. Neste caso vão ter de trocar o tubo original por um mais longo. Podem comprar esse tubo no AKI na secção da jardinagem ou em lojas que vendam material para aquários.
Tenham sempre o cuidado de prender o tubo junto à boca porque se o tubo for solto podem perder a água toda sem se aperceberem.

Bolsa de água

Para além do que falámos usem protector solar q.b. e chapéu. Sofrer uma desidratação em pleno mar não é nada agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário