quinta-feira, 5 de julho de 2012

INICIAÇÃO AO SURFSKI – EQUIPAMENTO ESSENCIAL



O equipamento essencial para a prática do surfski é o próprio surfski, claro, uma pagaia, um leash e um colete de flutuação.

SURFSKI

Sobre a escolha do surfski podem ver mais detalhes aqui. Quero apenas reforçar esta ideia: experimentar antes de comprar. Não comprem nada sem experimentar porque o surfski pode não servir para o vosso tamanho ou podem não ter equilíbrio suficiente para o modelo.

Cada vez há mais gente a pagaiar de surfski e começamos a ver algumas propostas interessantes no mercado de 2ª mão. É uma boa opção para quem se está a iniciar. No facebook existe a página Kayaks– vendas e trocas de usados, dedicada ao material de canoagem em 2ª mão, façam uma visita.

PAGAIA

A escolha da pagaia, tal como a escolha do surfski, só tu a podes fazer. Não existe uma pagaia perfeita. O modelo que é do agrado de uns pode não ser do agrado de outros.
Para te ajudar vamos indicar as variáveis que podem influenciar a tua decisão.

Comprimento: A pagaia de surfski é mais curta que a do K1 de competição e de kayak de mar. Em K1 a maioria dos atletas utiliza entre 215 e 219 cm, enquanto que no surfski a maioria utiliza 208-215 cm, incluindo os atletas de topo com mais de 1,80 mts.

É consideravelmente mais curta do que as pagaias para kayak de mar e para K1 de competição porque no surfski vamos sentados muito abaixo da linha de água e por isso não precisamos de uma pagaia tão comprida. E também porque o tipo de utilização obriga a uma pagaia que permita alterações frequentes e muito rápidas de ritmo (sprint-descanso-sprint-descanso quando vamos em downwind).

A largura do surfski também afecta o comprimento da pagaia. Quanto mais largo for o surfski mais comprida terá de ser a pagaia (dentro do limite de 215cm). Uma pagaia maior permite remar sem bateres com as mãos no surfski o que é mais confortável. Uma pagaia muito curta vai exigir algum esforço para colocar a pá toda na água.

O estilo de remada também condiciona o comprimento. Se a nossa cadência de remada for rápida uma pagaia mais curta ajuda. Se a nossa remada for mais pausada, com menos cadência, uma pagaia mais comprida vai exigir menos esforço.

Formato da pá: o melhor é o formato wing que parece a asa de um avião. Quanto aos tamanhos e modelos existem ainda mais do que os modelos de surfskis e todos os construtores portugueses têm ofertas para vários gostos. Por norma são utilizadas pás grandes para distâncias curtas e pás mais pequenas para longas distâncias. No surfski utilizam-se pás pequenas para longa distância porque ajudam nas alterações de ritmo necessárias para surfar as ondas. Algo entre os 680 e os 750 cm2 é o ideal.

Exemplo de várias pagaias


Tubo: Existem 2 tipos. Inteiros e com sistema. O sistema tem a vantagem de permitir mudar o tamanho da pagaia e o ângulo das pás. O tubo inteiro tem a vantagem de não precisar de manutenção.


Exemplo de sistema

Construção: Há pagaias de madeira, fibra de vidro, carbono, alumínio e plástico. Vamos simplificar a escolha. Quanto mais leve a pagaia for mais fácil será remar com ela e ao fim muitos km’s uma pagaia leve vai fazer muita diferença
.
As pagaias de carbono são as mais leves e porque são muito resistentes duram bastante tempo (vários anos). Custam um pouco mais mas a diferença de preço por vezes compensa. Para o surfski o ideal é uma pagaia com pás de carbono e tubo de fibra de vidro ou um misto de fibra de vidro/carbono.

E para finalizar sobre a escolha da pagaia podem utilizar um teste disponível na página da EPIC  chamado Paddle Wizard que indica a melhor pagaia consoante as nossas características. Se não quiserem comprar dessa marca, basta adaptar as características da pagaia sugerida aos modelos que existem no nosso mercado (ou outro).

LEASH

Um leash é um cabo que te prende ao surfski à semelhança do surfista que está sempre preso à prancha de surf. É constituído por uma cinta que se prende à perna (geralmente entre o joelho e o gémeo) e por um cabo que fica preso ao surfski – normalmente ao foot-strap ou a um ponto de amarração próprio para esse efeito.


Exemplo de Leash preso ao surfski

É um elemento de segurança essencial no surfski porque caso te vires no mar com vento e ondas, vai permitir que fiques sempre agarrado ao surfski. Caso não uses um leash e te vires podes facilmente perder o surfski e ficar a boiar longe da costa agarrado à pagaia. Quem já passou por essa experiência sabe que nadar com uma pagaia não é nada fácil.

Lembra-te sempre que os surfskis são barcos grandes e estanques. Se te virares num kayak “normal” ele mete um pouco de água, fica mais pesado e perto de ti, os surfkis, pelo contrário, não têm poço e não metem água e quando são “pegados” pelo vento, nunca mais os vês.

Há quem use leash também para a pagaia – liga o tubo da pagaia ao surfski.  Eu uso apenas um leash para o surfski porque sempre fui ensinado que o canoísta nunca larga a sua pagaia e fiquei sempre com esse hábito. A maioria dos modelos vendidos em Portugal, já começa a trazer um local próprio para prender o leash.

Tens leashes disponíveis aqui e também podes encontrar na Decathlon e Sport Zone a preços acessíveis.

COLETE DE FLUTUAÇÃO

O colete de flutuação é obrigatório e não deves usar apenas quando o mar “está mau”. Deves usar sempre. Não deveria ser necessário dizer as vantagens mas aqui ficam algumas, caso caias à água: ajuda-te a descansar se não conseguires voltar a subir logo; mantém-te a cabeça fora de água em caso de mar muito picado; tem um efeito psicológico se fores enrolado nas ondas de rebentação porque sabes que vens à tona mais rápido. Para cairmos basta uma distracção ou até uma indisposição. Usem!!   

Deve ser um modelo próprio para a canoagem que não te restrinja o movimento de remada. De preferência ter uma cor viva que se veja bem na água e uma bolsa para colocar o teu equipamento de segurança: telemóvel, apito e água. Sobre o equipamento de segurança vamos falar noutro artigo.

Os construtores portugueses vendem coletes próprios para a canoagem e a Decathlon e Sport Zone também têm vários a bom preço. 



Sem comentários:

Enviar um comentário