segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DOWNWIND - NÍVEL INICIAÇÃO


Objectivos no nível INICIAÇÃO:

  1. POSIÇÃO E GANHAR VELOCIDADE
  2. SENTIR A ONDA A PEGAR O SURFSKI
  3. ENCAIXAR NA ONDA
  4. DESCANSAR A SURFAR A ONDA
Quando falamos em surfar as ondas no mar estamos a referir-nos às ondas criadas pelo vento que podemos encontrar ao largo. Não são as ondas de rebentação que vemos a quebrar na costa. Sobre a forma como devemos surfar as ondas de rebentação falaremos depois.

As ondas ao largo são aquelas que mais nos interessam e aquelas com as quais nós podemos tirar todo o partido das características do nosso surfski quando as surfamos em downwind.

POSIÇÃO CORRECTA & GANHAR VELOCIDADE

Posição
A primeira coisa que temos de fazer é estarmos bem posicionados em relação à onda. Temos de alinhar o surfksi exatamente a 90º com a onda que queremos apanhar [ou seja temos de ter a onda a vir pelas nossas costas].

[Podemos apanhar a onda na diagonal mas isso obriga a remar mais depressa e com mais força. Assim vamos ficar cansados muito depressa e o objetivo do downwind é utilizar a energia das ondas para andar depressa e não gastar a nossa energia para surfar.]

Ganhar velocidade
Depois de estarmos na posição correta vamos pôr o surfski a uma velocidade constante.
Estar parado ao largo à espera que venha uma onda que pegue no surfski e nos faça andar, simplesmente, não resulta.

Se ficarmos parados à espera de uma onda, quando ela chega o surfski vai fazer um movimento brusco de levantar a traseira e depois a frente e isso quer dizer que a onda está a passar por baixo do teu surfski e tu não a conseguiste apanhar.

Se ficarmos parados vamos ter um tempo de reacção muito reduzido para tentar pegar a onda [entre o momento que a traseira do surfski sobe e o momento em que a onda passa por baixo do nosso corpo e a perdemos] e vamos ter de nos esforçar muito mais para embalar o surfski. Com o barco em andamento, o tempo de reacção diminui [a onda precisa de mais tempo para passar por baixo do nosso surfski] e o esforço é menor por isso vamos estar SEMPRE em movimento.

Temos que estar sempre a remar! Para melhor encaixarmos numa onda o nosso surfski tem de estar mais ou menos à velocidade dessa onda.

ENTRAR NA ONDA

Quando sentimos a parte do trás do surfski a levantar (ou a frente a afundar, é o mesmo) damos umas remadas com mais força para encaixar bem o barco na onda. Não desistas de remar até o barco começar a descer a onda.

[Quando estamos na crista da onda e antes de a começar a descer ficamos momentaneamente numa posição muito instável porque há menos superfície do surfski a tocar na água. O teu corpo está na crista da onda e metade do teu surfski fica à frente da crista e a outra metade fica por trás da crista da onda. Nesta fase é importante que não desistas e remes com força para forçar o surfski a descer a onda e assim que ele começa a descer e a ganhar velocidade a instabilidade desaparece.]

Quando a parte da trás do surfski fica levantada e sentes o surfski a avançar com mais velocidade, isso significa que já estamos a surfar a onda.

Apontas o surfski para o buraco à tua frente (a cava da onda) e manténs a remada mas não aplicas força, passando apenas as pás pela água, deixando que o barco seja levado pela onda.

DESCANSAR – RECUPERAR ENERGIA

No momento em que o nosso surfski é levado pela onda é quando conseguimos aproveitar a energia dessa onda para fazer avançar o barco sem utilizar a nossa energia, ou seja, ESTAMOS A SURFAR. É nesta fase que conseguimos descansar. Não fazes força até a surfada terminar e sentires a frente do surfski a levantar. Quando isso acontece voltas a remar com mais força porque todas as ondas têm cristas e cavas. Quando a frente do teu surfski começa a levantar, a tua onda seguinte está alinhada atrás de ti.

ERRO COMUM – REMAR PELA ONDA ABAIXO

Se no momento em que estás a surfar continuares a remar com força pela onda abaixo vais estragar o teu surf por duas razões. 

Primeiro porque devias estar a descansar para sprintar para a onda seguinte e segundo porque o barco desce a onda toda até à cava e depois vais parar nas costas da onda à tua frente e normalmente, quando isso acontece, a frente do surfski afunda e vais ficar cheio de água. 

Com um barco cheio de água e com pouca velocidade vais precisar de muita energia e tempo para recuperar. 

Energia para remares com força para voltar a ganhar velocidade e tempo para vazar a água do surfski. Durante esse tempo vais perder várias ondas sem necessidade.

Nesta fase é muito importante perceberes que:

  1. Quando encaixaste na onda estavas mais ou menos à velocidade dessa onda (vamos imaginar que ias a 10 km/h e a onda a 12 km/h);
  2. Se continuares a surfar a onda vais a 12 km/h sem esforço e é exactamente isso que nós queremos. Andar depressa utilizando a energia do mar;
  3. Quando desces a onda toda até à cava o teu surfski vai mais rápido que a onda que apanhaste (vamos imaginar 14 km/h);
  4. Ao tentar ultrapassar a onda à tua frente o teu surfski vai levantar; vais enfiar o surfski na crista à tua frente; vais subir pela onda da frente e o teu surfski vai encher d’água e perder velocidade (vamos estimar entre 6 a 8 km/h), tens depois de voltar a remar com força para voltar a conseguir surfar uma onda.
  5. O que nós queremos é uma velocidade média elevada e não os picos de velocidade máxima.
REPETIR O CICLO: SPRINT – DESCANSO – SPRINT - DESCANSO

Deves treinar para conseguir repetir este ciclo descansando quando estás a surfar e remando com força apenas quando queres descer uma onda.

Assim que conseguires perceber quando estás a surfar e descansar, estás pronto para a próxima etapa de aprendizagem: DOWNWIND - NIVEL INTERMÉDIO.

Sem comentários:

Enviar um comentário