sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BILLY HARKER - CONVERSAS DE PRAIA




“Beach Talks” [Conversas de Praia] é um espaço onde vamos entrevistar alguns dos maiores protagonistas do Ocean Racing mundial. Começamos por Billy Harker, um grande entusiasta do surfski.

Nome: William “Billy” Harker
Idade: 43
Local: Durban, África do Sul

Experiência
Remei pela primeira vez num surfski em 1996 quando participei no circuito Bateman Borland Surfski em Durban. Foi em 1996 que se realizou pela 1ª vez esse circuito. Em 1997 fui trabalhar para a Cidade do Cabo e para me divertir participei em algumas regatas. Eu gosto de remar de surfski e das competições mas ao mesmo tempo adoro a parte social e o estilo de vida associado ao surfski.

Em 1998 criei o circuito de regatas na Cidade do Cabo (Surfski Paddling Series) que rivalizava com o circuito de Durban. Depois de organizar provas para me divertir durante 18 meses, despedi-me do meu trabalho e tentei viver dependendo apenas da organização de provas de surfski. Eu considero-me abençoado por poder converter a minha paixão e dedicação, por organizar provas de surfski, na minha ocupação a tempo inteiro durante os últimos 15 anos.
Que dure por muitos mais…

Em 2012 foi a tua primeira vez na Nelo Summer Challenge. Como foi para ti?
A Nelo Summer Challenge foi um evento fantástico. O mais importante é que em termos de downwind foi de topo mundial. Tudo o resto foi perfeito e é um bónus. O hotel Santana é fantástico, a comida é óptima, quartos impecáveis, com óptimo serviço e bem localizado. O que se distinguiu mais foi o apoio da equipa Nelo que nos foram buscar ao aeroporto, ajudaram-nos com os surfskis, iam-nos buscar no final das sessões de downwind e foram uns amigos excepcionais. No entanto a equipa Nelo precisa de alguma ajuda em relação aos passos de dança. Já vos disse que a “After-Party” (festa) foi LENDÁRIA? De topo!

Portugal foi uma boa escolha para o 1º Campeonato de Mundo de Surfski Ocean Racing?
Eu acredito que o Porto e Portugal foram uma boa escolha para o 1º Campeonato de Mundo de Surfski Ocean Racing pelos seguintes motivos:

1)      Tem um excelente potencial para um downwind em condições em mar aberto. O percurso é ideal porque começas na praia, protegido por um porto, o que significa que não tens ondas na entrada. Depois de remares algumas centenas de metros em zona protegida, entras em mar aberto e directamente nas ondas. As ondas são de topo porque a costa Ocidental de Portugal está exposta ao oceano e não precisa de muito vento para criar boas ondas. A chegada também é ideal porque passas à volta de uma muralha e terminas na praia sem precisares de passar pela rebentação.
2)      A Europa é uma zona central em termos de viagens.
3)      Acho que organizar o 1º Campeonato de Mundo de Surfski Ocean Racing na Europa vai ajudar a criar mais interesse pelo surfski no enorme mercado Europeu. O surfski sempre foi visto como uma alternativa “divertida” às “mais sérias” modalidades de velocidade e maratona. Com o estatuto de Campeonato do Mundo da ICF [Federação Internacional de Canoagem], o surfski vai ser levado mais a sério na Europa

Objectivos pessoais para a edição deste ano?
Como delegado da equipa Sul-Africana de Surfski, o meu objectivo é ajudar a equipa a vencer o maior número de medalhas no Campeonato do Mundo. A federação da África do Sul está a seleccionar equipas COMPLETAS em todas as categorias: júnior, Sub-23, Open e nas categorias veteranos a começar nos 35 anos e em grupos de 5 anos.

A nível pessoal gostaria de entrar no Top 5 na categoria 40-44 e ganhar ao Luís Ventura Varino, Pablo “Big Dong” Fernandes, Richard Philips e Anton Fouche e a TODAS as mulheres. Se eu vencer todas as “miúdas” quer dizer que fiz uma prova prova.

Por fim quero ensinar o Nuno Ramos a assar uma espetada decente na brasa.

Esperas vender muita roupa da tua linha?
A minha mulher Tracy faz os calções mais Funkiest Paddling que alguma vez viste. A vantagem é que são os mais confortáveis que tu alguma vez vais usar para remar. Vamos levar uma edição limitada especial para o Campeonato do Mundo e esperamos que os participantes gostem. Colocamos a questão: se usas uns calções de Lycra porque não usar os calções mais divertidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário