Artigo original do Surfski ESP
Jogos Olímpicos Pequim 2008 - Medalha de Ouro K2 - 500 metros (atrás)
Carlos "Perucho" Rial, canoísta espanhol da Galiza, venceu recentemente em Aldan uma etapa da liga de Kayak de Mar Galega. Campeão Olímpico em Pequim em K2
Surfski ESP: Olá Carlos. És natural de Aldan, Galiza. O que sentiste ao vencer em casa?
Carlos Pérez: É sempre bom vencer em casa junto dos teus e para mais é a minha segunda competição e fiquei muito satisfeito.
S ESP: O que mais gostas no surfski? É muito diferente da pista?
C.P.: O ambiente que existe, as pessoas e os locais das competições e acima de tudo surfar as ondas. Há uma grande diferença, as ondas, não há pistas, os kayaks que usamos. É outro mundo.
S ESP: Em velocidade quais são os teus objectivos para 2013?
C.P.: O objectivo principal é o Campeonato do Mundo em Duisburg e pelo caminho há outros também importantes como o Campeonato da Europa e os Jogos do Mediterrâneo.
S ESP: Encaras a possibilidade de te dedicares ao surfski quando deixares de competir a nível internacional na velocidade?
C.P.: Gostaria muito e aos poucos vou tentando perceber a dinâmica por trás do surfski.
S ESP: Recentemente tens utilizado um surfski da MAZU. Em que modelos tiveste oportunidade de remar? E o que gostas mais no MAZU?
C.P.: Remei no NELO, ZEDTECH e agora no MAZU. O que mais gosto é que é estável e vou muito confortável com ele. O mais importante para mim é a estabilidade porque venho da pista e isso é essencial.
S ESP: E utilizas uma pagaia G-POWER. O que mais gostas nesse pagaia e qual a diferença em relação às outras?
C.P.: O que mais gosto é que se adapta bem à minha forma de remar. A minha técnica é. Digamos, de “arrasto” e a pagaia G-POWER ajuda-me a tirar partido na fase intermédia da remada. As outras pagaias que utilizei encaixavam bem ao princípio mas não tanto no intermédio.
S ESP: Em 2013 vai-se realizar a 1ª Liga Asturiana de surfski. O que achas dessa iniciativa? Vais participar em alguma etapa?
C.P.: Acho muito bem. É uma disciplina que se está a tornar muito popular e tudo o que seja promover a canoagem… é bem vindo. Gostaria de competir mas não creio que seja possível devido às minhas responsabilidades com a velocidade.
S ESP: A competição em “Downwind” está a tornar-se cada vez mais popular, achas que o “Downwind” chegará a modalidade Olímpica no futuro?
C.P.: Acho difícil mas oxalá que sim porque haveria mais disciplinas de canoagem.
S ESP: Obrigado pelo teu tempo e desejo-te felicidades para esta época.
C.P.: Obrigado por esta entrevista e cá estaremos para promover a canoagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário